Observação do usuário

Uma forma prática de pesquisa é fazer checagens rápidas de como as iniciativas são interpretadas e colocadas em prática pelos usuários. Elas fornecem um insight imediato sobre o cotidiano de um grupo de cidadãos ou atores relevantes antes de implementar a iniciativa.

Há muitas formas de garantir que você está sintonizado com os usuários finais: pode ser uma conversa por telefone, um grupo focal ou uma visita pessoalmente. Um dos métodos que utilizamos é a Observação do Usuário, que é uma forma rápida de entender nuances da prática e de fornecer conhecimento específico, economizando muita pesquisa ao deixar o trabalho imediatamente mais concreto e realista.

Passo-a-passo

1 - Agende uma reunião com uma pessoa relevante do seu público-alvo em um horário específico ou durante um serviço público em particular. Conte ao usuário como e por que você gostaria de observar dada situação;

2 - Certifique-se de que você compreende o contexto. Há algo em especial de que você deveria estar ciente?

3 - Quando você chegar lá, explique novamente por que você está lá e qual o propósito da atividade.

4 - Siga os passos do seu usuário e pergunte sobre suas ações, buscando respostas elaboradas sobre por que os usuários fazem o que fazem.Observe a atmosfera e arredores.

5 - Escreva exatamente o que acontece. Seja específico com a descrição das ações, lugares, atores, objetos e tempo. Escreva também as reflexões e pensamentos imediatos que você teve sobre as ações. Lembre-se de descrever as suas reflexões de forma contínua, fazendo com que suas observações se tornem mais pontuais e fáceis de usar. Você pode usar como ponto de partida o modelo Observação do Usuário.

Completar e continuar