Personas


Você tem dados ricos e complexos sobre usuários, que devem ser comunicados de maneira simples e compreensível para, por exemplo, a equipe que o ajuda a gerar ideias para a solução de um problema.

A intenção é que a equipe se familiarize com as Personas, para que tenha um conhecimento profundo da variação entre usuários. Personas são uma ferramenta de comunicação que cria engajamento. São úteis para nos lembrar que desenvolvemos soluções para pessoas com necessidades individuais e se adaptam aos diferentes contextos nas quais são implementadas.

Passos

  1. Deixe claro qual é o ponto de partida. Para que exatamente você está usando as personas e qual discussão elas vão ilustrar?
  2. Obtenha conhecimento sobre os usuários coletando dados qualitativos relevantes, estabelecendo entrevistas ou qualquer outra atividade que lhe dê um bom conhecimento sobre os usuários finais.
  3. Descreva, complete e imprima a Persona no modelo. Utilize o conhecimento que você e sua equipe encontraram durante as fases de pesquisa.
  4. Lembre-se de esclarecer questões de anonimato. Você pode utilizar nomes diferentes para tornar a pessoa anônima.
  5. Comece apresentando as Personas na reunião ou oficina, para que os participantes conheçam os usuários finais.
  6. Peça aos participantes para refletir sobre as Personas. Você as reconhece? Há algo que o surpreende? O que é mais interessante sobre cada Persona?
  7. Agora você pode começar a gerar ideias, se esse é o seu objetivo. Você pode usar as Perguntas Orientadoras ao discutir as direções a se tomar.

Completar e continuar